sábado, 24 de setembro de 2011

28/09 - Porifera e Cnidaria

Para fazer o download do arquivo, clique aqui
Para fazer o download do arquivo, clique aqui 


Porifera (Vídeos)
Reprodução 
Nesse vídeo, a "fumacinha" branca que sai das esponjas é esperma, ou seja, inúmeros espermatozóides, isso ocorre em uma época específica para cada grupo.



























Circulação da Água
Nesse vídeo, a pesquisadora injeta na água próxima à esponja um corante, para poder visualizar o movimento da água através da esponja, constatando que a água circula no sentido poros (porócitos), átrio e ósculo.




Cnidaria (Vídeos) 
Musculos e Nervos
Esse vídeo mostra a organização em simetria radial dos músculos e nervos de um cnidário. Essa simetria é típica de animais que ficam aderidos no substrato, para poder aproveitar melhor o ambiente de todos os lados.




Nematocistos
Esse vídeo começa mostrando os tentáculos de um cnidário e depois amplia para os cnidócitos, mostrando os nematocistos saindo. Após, mostra um peixe sendo capturado. O peixe, quando encosta em um tentáculo, ativa alguns nematocistos e, quanto mais o peixe tenta escapar, os tentáculos o imobilizam através da toxina liberada pelos nematocistos. Então o peixe é levado até a boca pelos tentáculos e digerido vivo pelo sistema gástrico. E por último mostra a imagem de um nematocisto.




Água Viva
Esse vídeo mostra uma água-viva gigante.




50 Tentáculos
Esse vídeo mostra uma caravela, uma colônia de pólipos, que trabalham juntos para se alimentar. Os primeiros peixes que aparecem conseguem se alimentar da caravela pois conseguiram se adaptar de forma a escapar dos tentáculos, como os outros peixes não são adaptados à caravela eles são predados por ela. Os pólipos colocam as bocas no peixe e digerem a carne. Em seguida é mostrada uma tartaruga que se alimenta da caravela e não se machuca com o cnidário por sua pele ser muito grossa para os nematocistos penetrarem. Por último é mostrado um Nudibrânquio (lesma-do-mar), um molusco, que se alimentam da caravela e aproveitam seus nematócitos integralmente, transferindo-os funcionais para o próprio corpo e usando como defesa para si.




Blue Bottle
Esse vídeo mostra, em detalhe, uma caravela.

 


Peixe Palhaço e Anemona do Mar
Aqui o vídeo mostra a interação de um peixe-palhaço com uma anêmona (cnidário).




Anemonas e Bernardo-eremita
O vídeo mostra a protocooperação entre o bernardo-eremita (ou ermitão) e as anemonas e a vantagem dessa associação para proteção contra um predador, no caso, um polvo. No vídeo o ermitão, com muito cuidado, tira a anêmona do substrato e coloca sobre sua carapaça. A vantagem para a anêmona é o deslocamento e a utilização dos recursos em outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário