terça-feira, 15 de maio de 2012

Evolução Humana


A teoria da Evolução humana, criada por Charles Darwin, tenta explicar como surge o homem na Terra. Em oposição à teoria Criacionista - que acredita que Deus seria o responsável pela criação humana -, Darwin aponta que teria havido uma lenta evolução de hominídeos até chegarmos ao estágio atual da evolução: Homo Sapiens Sapiens. 

Inúmeras foram as espécies de hominídeos e suas características na linhagem evolutiva do ser humano, mas como forma didática e pensando no vestibular da UFRGS e no ENEM iremos destacar apenas os principais, conforme quadro abaixo.

Espécie
Australopithecus
Homo Habilis                        
Homo Erectus
Homem de Neanderthal
Homo                    Sapiens
Região:
África
África
África, Ásia e Europa
Europa e Ásia
África
Período:
2,5 a 2,9 M.A.A
2,4 a 1,8M.M.A
1,8 a 0,7 M.M.A
250 a 30 mil A.A
Há 200 mil anos
Cérebro
Menor cérebro e Crânio dos Hominídeos da Tabela, de tamanho próximo ao chimpanzé
Metade do tamanho do Cérebro do H. Sapiens
50% Maior que o cérebro do H. Habilis
Cérebro cerca de 10% maior do que o do H. Sapiens.
Inferior ao Anterior/ Maior que o do H.Erectus
Altura
1,0 a 1,2 m
1,0 a 1,2 m
1,3 a 1,7m
Cerca de 1,65m
1,6 a 1,9
Peculiaridade
“Macaco do Sul”
Primeiros a construir e a utilizar ferramentas de pedra lascada.
Provavelmente os primeiros a utilizar o foto e a iniciarem as migrações
Tinham hábitos sofisticados: construção de abrigos complexos e remoção de pele de animais. Coexistiu com o H. Sapiens
Altura e peso do H. Sapiens pode variar de acordo com localização geográfica. É o estagio atual da evolução humana. Efetuou a migração para 5 continentes.

A.A = Anos atrás.
M.A.A = Milhões de Anos atrás.
C.M.Q.A = Cérebro maior que o anterior. Significa que o H. Habilis, por exemplo, possua um cérebro maior que o do Australopithecus.

Australopithecus 

O gênero Australopithecus (existiram várias espécies de Australopithecus, da mesma forma que observamos a existência de diversos Homos) viveu entra 2,5 a 2,9 milhões de anos atrás. Os cérebros da maior parte das espécies de Australopithecus conhecidas eram sensivelmente 35 % menores que o do Homo sapiens e os próprios animais tinham pequeno tamanho, geralmente não mais de 1,2 m de altura. O nome significa “macaco austral”. Existem registros de fósseis Australopithecus por parte da África, mas a sua concentração observa-se majoritariamente no sul e centro leste. 

Homo Habilis 

Viveu entre 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás. O H. habilis tinha molares menores e cérebro maior que os Australopithecus, e faziam ferramentas de pedra e talvez de ossos de animais. Foram, provavelmente, os primeiros a produzir ferramentas de pedra lascada, o que lhes valeu o nome. Sua dieta era onívora e suas feições eram mais parecidas que a do homem moderno em relação com o Australopithecus. 

Homo Erectus 

Viveu entre 1,8 a 0,7 milhões de anos atrás. Possuía um cérebro maior e fabricou ferramentas de pedra mais elaboradas; essas e outras diferenças são suficientes para que os antropólogos possam classificá-los como uma nova espécie, H. erectus. Serão os primeiros a utilizar o fogo. 

Homo Neanderthalensis – “HOMEM DE NEANDERTHAL” 

Viveu entre 250 e 30 mil anos atrás. Também conhecido como Homo sapiens neanderthalensis. Muito similares ao homem moderno, possuíam um cérebro cerca de 10% maior e eram mais atarracados/musculosos que o H. Sapiens. É possível que tenham se utilizado de alguma forma de comunicação entre si. Coexistiram com o Homo Sapiens, embora não exista consenso sobre se teriam tido contato ou não. Sobre sua extinção também não há consenso, existindo diversas hipóteses: exterminados pelo H. Sapiens; Falta de variedade genética; tempo maios de gestação – que seria de 12 e não de 9 meses. 

Homo Sapiens 

Surgiu há cerca de 200 mil anos. Há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens. As evidências sugerem que houve uma migração do H. erectus para fora da África, então uma subseqüente especiação para o H. sapiens na África. 

ICONOGRAFIA

Esta clássica imagem está relacionada à teoria de Charles Darwin, publicada no livro “A evolução das espécies”, no ano de 1859. Em oposição ao Criacionismo, podemos interpretar, a partir da imagem, que antes de chegar à forma física e intelectual atual, o homem moderno passou por diversos estágios evolutivos. Mudanças como o aumento craniano, o bipedismo e a postura ereta possibilitou ao ser humano a possibilidade de se adaptar aos mais variados climas e a utilizar a natureza a seu favor. 


EXERCÍCIOS : 


1) A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da invenção da escrita como “pré-históricas”. Os homens dessas sociedades paulatinamente superaram suas deficiências físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao ambiente,
onde passaram a criar condições materiais para sobreviver. Sobre esse longo período, em que viveram essas sociedades, afirma-se:

I. O paleolítico é caracterizado como o período da pedra lascada, em que a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habitavam as cavernas.

II. A principal conquista do neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimentos, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas auto-suficientes.

III. Duas características marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre os povos.
Considerando as afirmativas, está(ão) correta(s):

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas I e II;
e) todas as alternativas estão corretas. 


2) (UFRGS-1995) Em relação ao período Paleolítico é incorreto afirmar que:
(a) Sua base econômica assentava-se nas atividades de caça, pesca e coleta.
(b) O controle do fogo, durante o período, diminuiu, em parte, a dependência do homem ao meio natural.
(c) Os grupos humanos do período eram nômades e possuíam uma economia coletora de subsistência.
(d) A agricultura e a criação de animais caracterizavam o período.
(e) O matriarcado era a forma comum de organização social do período. 


3) (UFRGS-1999) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo:
Durante o período paleolítico, os homens eram em geral 
.........................e ......................... A chamada Revolução Neolítica assinala o início................... e......................, levando o homem a um grau maior de domínio da natureza.
(a) pastores – coletores- da horticultura- da caça (b) agricultores- pastores- da caça- da coleta
(c) artesãos- agricultores- da pecuária- da coleta (d) caçadores- coletores- da agricultura- da pecuária
(e) horticultores- agricultores- da pecuária- da caça 


4) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo. 

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.

III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios. 

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl 

DÚVIDAS E GABARITO: FABIOVIECILI@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário