terça-feira, 29 de julho de 2014

Resgate Popular participa de Aula Magna do IF Ibirubá

IFRS/DIVULGAÇÃO/RESGATE
O Resgate Popular foi convidado a participar da Aula Magna para os professores  do Instituto Federal de Ibirubá, que ocorreu no dia sete de maio. Na ocasião o tema foi a  "Educação Inclusiva e Políticas Públicas de Inserção e Permanência para alunos da Rede Federal de Ensino". Estivemos representados pelo nosso coordenador, Bernardo de Carli (ao centro). Leia o relato sobre o  evento:



Ficamos muito felizes com a iniciativa do IF Ibirubá em promover o debate acerca da inserção e permanência de alunos populares. Graças às cotas e às iniciativas como os pré-vestibulares populares, o número de candidatos  de classes populares que estão ingressando no Ensino Superior é um pouco menos tímido do que tradicionalmente costumamos ter nas universidades. Todavia, ainda existe o desafio de as instituições estarem preparadas para receber alunos de uma realidade realidade social diferente à que estão acostumadas. 
O IF de Ibirubá criou, em maio de 2014, o primeiro curso preparatório (Pré-Instituto Federal) para alunos populares visando o ingresso destes no Ensino Médio do IF. Como toda instituição pública de qualidade que tem como método de acesso o vestibular, o IF de Ibirubá é dominado por discentes da elite. Com as cotas, porém, essa realidade está mudando aos poucos. Sem dúvidas, com o Pré-IF teremos mais alunos populares e críticos com a oportunidade de ter um Ensino Médio de qualidade. 
Foi uma troca de ideias e experiência muito rica entre nós do Resgate e os professores do IF. Vimos um Ensino Médio de qualidade e com professores bem remunerados e motivados. Vimos um local de ensino que, assim como o Resgate, busca estar em sintonia com a comunidade: busca construir pontes, em lugar de muros, na lógica da relação instituição de ensino e sociedade. 
Saímos deste encontro, certamente, mais motivados ainda! Que venham muitas outras oportunidades de troca entre o Resgate e o IF Ibirubá. 
Viva aos pré-vestibulares populares! Viva ao primeiro Pré- IF do Brasil! Viva a educação popular!
Bernardo de Carli
Coordenador Pré-Vestibular Resgate Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário