quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Conheça melhor a história do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) consiste em uma prova anual aplicada pelo Minis-tério da Educação (MEC) em todo o Brasil. O exame foi criado em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O objetivo era avaliar o aprendizado dos estudantes de Ensino Médio de todo o país, auxiliando na elaboração dos Planos Curriculares Nacionais (PCNs). A partir de 2005, passa a ser utilizado como critério de seleção no Programa Universidade para Todos (Prouni), criado no mesmo ano pelo governo Lula.

Durante a sua primeira fase, que foi de 1998 a 2008, a avaliação era constituído por 63 ques-tões, além de uma redação que valia 50 % da nota final. Era aplicado em único dia. Em 2009, com o estabelecimento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ele viria a ser reformulado.

Desde 2009, o ENEM é composto por 180 questões objetivas repartidas igualmente em duas provas aplicadas em dois dias, além de uma redação. As questões abrangem quatro áreas de conhecimento. Uma das particularidades do exame é a transdiciplinaridade, que consiste na formulação de perguntas no qual é necessário o domínio de mais de um componente curricu-lar aprendido no ensino médio para obter-se a sua resposta.



Em 2013, mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova. Com a realização do ENEM o estudante pode obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, concorrer a vagas em cursos técnicos-profissionalizantes em institutos federais pelo SiSUTec, de graduação em universidades federais através SiSU, além bolsas de estudo integrais e parciais em univer-sidades privadas com o Prouni.

Este ano, os testes serão aplicados nos dias 8 e 9 de novembro, às 13 horas, com início simul-tâneo em todas as unidades da federação. Os locais de realização abrem as portas uma hora antes do início da prova. Não permitidos atrasos em hipótese alguma.

Para mais informações, acesse o site do INEP.

Caleu Nunes, núcleo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário