quinta-feira, 5 de março de 2015

Jeferson, o técnico à espera da festa dos bixos do Resgate

Entre os fios grisalhos da barba, o sorriso não deixa Jeferson disfarçar o carinho que tem pelo Resgate Popular. Com os olhos brilhando, o técnico do setor de infraestrutura da Fabico, Jeferson Dias, conta como é ver de perto os alunos do pré-vestibular e lutar junto com o curso pelas salas de aula cedidas pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico - UFRGS).

Jeferson lembra que, quando o Resgate ficou sem lugar para se instalar, o professor Ricardo Schneider, então diretor da Fabico, abraçou a causa, abrindo o espaço para o pré-vestibular popular. Devido à distância entre o Resgate e a UFRGS, foi difícil conseguir as salas em 2010. Hoje, a importância do curso já é reconhecida: “A universidade está sofrendo uma crise de salas de aula, usando salas emprestadas, mas o Resgate continua com o espaço dele. Ninguém vai tirar o Resgate daqui para colocar uma aula de graduação”, defende.

O sentimento em relação ao pré-vestibular popular é de pertencimento e de carinho. Acompanhando os alunos ao longo do ano, ele percebe o esforço e as expectativas, sente orgulho de ver a lista de aprovados e garante que a dedicação vale a pena. Para ele, a educação é o mais importante: “O que é bem, bem legal mesmo é essa oportunidade, [os alunos] são aquelas pessoas que não têm recurso para fazer um preparatório regular, que é caro”, e compara: “o pessoal de cursinhos [privados] dá macetes, aqui o pessoal dá aula”.

O engajamento de Jeferson começa nos detalhes, emprestando computadores, recebendo os alunos e deixando-os à vontade dentro do prédio; mas acredita que a universidade poderia se aproximar e contribuir ainda mais com o Resgate. Para quem vai começar as aulas na semana que vem ele diz: “Eu quero ver eles aqui na frente fazendo festa de passei no vestibular. Tudo que a gente quer ver é eles aqui na frente com a cara pintada dizendo: ‘sou bixo, fiz resgate e sou bixo’”.
Laís Webber | Núcleo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário