segunda-feira, 20 de junho de 2016

Palavras que transformam

Partindo da ideia de que as palavras podem ser eternas fontes de inspiração, em 1996, na localidade de Monterrey, no México, surgiu o movimento "Acción Poética". A ação consiste em pegar as poesias dos livros e transporta-las para os muros da cidade. Ao mesmo tempo em que deixa a paisagem urbana mais leve, o projeto ajuda a democratizar o acesso à literatura, além de incentivar as pessoas a lerem.
Inspirada no movimento mural-literário mexicano, na última quarta-feira (16), os alunos do pré-vestibular Resgate Popular participaram da primeira edição da oficina "Acción Poética Resgatense". Ao longo de dois períodos, os estudantes das turmas Amor e Revolução tiveram a oportunidade de pintar uma série de cartazes com frases de teor político e mensagens de motivação.
A professora de espanhol Vitória Signori Roso, responsável por propor a dinâmica em sala de aula, ressaltou que o objetivo da ação é fazer com que as poesias ajudem a amenizar a rotina desgastante que muitos estudantes acabam enfrentando diariamente.
"As palavras têm muito poder. Elas podem transmitir energia e otimismo. Se o Acción Poética consegue transformar a vida das pessoas na cidade, nós também podemos, através da poesia, transformar a vida dos alunos do Resgate", concluiu.
Após ficarem prontos, os cartazes foram colados nas paredes da turma ao lado. Os confeccionados pela turma Amor acompanharão os alunos da Revolução até as vésperas do vestibular da UFRGS, em janeiro do ano que vem. Da mesma forma, as frases escritas pela Revolução foram oferecidas à turma Amor.
Além de incentivar a criatividade, a dinâmica também é uma forma de mostrar para os alunos que eles não estão caminhando sozinhos.
Turma Amor
Turma Revolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário