terça-feira, 13 de setembro de 2016

Há 14 anos na luta pela democratização do ensino superior

O Centro de Educação e Cultura Resgate Popular completou 14 anos na última semana. Ao longo de todos estes anos, o curso contribuiu para que centenas de estudantes de todas as etnias, trabalhadoras e trabalhadores populares, jovens de todas as idades, oriundos da educação pública e, em sua esmagadora maioria moradores da periferia, pudessem ter acesso ao ainda tão elitizado ensino superior.

Apesar de todos os pontos positivos que marcam a nossa trajetória, não podemos dizer que o dia de hoje é de celebração. Nosso presente é de luta!

Ao mesmo tempo em que olhamos para nossa história com a segurança de quem muito colaborou para a democratização da educação de nível superior, somos agredidos por políticas que têm o único objetivo de impedir que nossos alunos populares tenham acesso às universidades.

Os ataques à educação vêm de todos os lados, seja por meio do sucateamento do ensino público promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ou pelos cortes em programas que visam promover a ampliação e a popularização do acesso ao ensino superior, na esfera federal.

Além de toda a pressão promovida pelos governos em todos os âmbitos, estamos tendo que enfrentar uma tentativa alteração no programa de Ações Afirmativas da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que pretende restringir o ingresso de alunos cotistas, diminuindo o acesso.

Nossa luta é todo o dia! Não podemos permitir que nos tirem direitos que conquistamos com muita luta e sacrifício! 

Axs nossxs queridxs  e eternxs alunxs

A Instituição Resgate Popular agradece a cada aluna e aluno que passou pelo curso nesta quase uma década e meia: cada um de vocês foi um sonho que compartilhamos diariamente. Obrigado por confiarem em nós em algo tão importante como a educação. Sentimos orgulho de termos convivido com vocês, de termos aprendido com vocês, de termos dado tantos sorrisos e muitas vezes até nos emocionado junto a vocês. Obrigado por terem nos ensinado o quão belo o mundo pode ser quando estamos ao lado de pessoas que respeitamos e admiramos.

Saibam que o Resgate será sempre a casa de cada um de vocês.

Esperamos que todas e todos sintam o nosso forte abraço de irmãos de luta do outro lado da tela do computador ou celular no qual estão lendo este texto neste momento. Obrigado por tudo.


"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". 
Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário