O Curso



Objetivos e Princípios

Os cursos pré-vestibulares populares são importantes promotores de debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior. Esses cursos, além da preparação para o concurso vestibular nas universidades públicas – motivação inicial e objetivo específico – propõem o compromisso com projetos coletivos e uma perspectiva de inserção social e política nas questões comunitárias e acadêmicas como princípios da formação crítica. Pensando nestes ideais sociais, o Resgate Popular é formado por professores(as) e trabalhadores(as) de outras áreas que acreditam nestes princípios e querem construir uma sociedade mais justa e igualitária.

História e Luta

O Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate Popular surgiu em 2002. Nos primeiros quatro anos, o Curso ministrava suas aulas no Colégio Marista Rosário, o qual cedeu gratuitamente duas salas de aula. Posteriormente, durante outros quatro anos, o Pré-Vestibular Resgate Popular funcionou na ESEF (Escola Superior de Educação Física) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o objetivo de proporcionar o ensino em um ambiente público e gratuito. Em 2010, pensando em atuar numa região central de Porto Alegre para poder atender classes mais populares, o Pré-Vestibular Resgate Popular transferiu sua sede para a FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) da UFRGS. Esta, acreditando na democratização e popularização da sociedade e das universidades públicas, acolheu nosso projeto de Educação Popular, local em que o Curso permanece atuando atualmente.

Estrutura Administrativa

Todos os(as) trabalhadores(as) do Pré-Vestibular Resgate Popular atuam de forma voluntária – sem remuneração – dedicando parte do seu tempo, além do próprio trabalho dentro da sala de aula, nas diversas atividades e funções necessárias para o funcionamento e aperfeiçoamento do mesmo. Tais atividades podem ser exemplificadas em núcleos de pesquisa por disciplina para elaboração do material didático, construção de metodologias alternativas que reflitam no trabalho em sala de aula, criação de ferramentas didáticas, mapeamento e pesquisa dos conteúdos do Concurso Vestibular / UFRGS, atividades extra-classe e simulação do Concurso Vestibular.

Desde o seu surgimento, o Resgate Popular tem se mantido através de recursos próprios, porém escassos. Os educandos contribuem com um valor mensal de dez reais, que é totalmente destinado à confecção de material didático utilizado no Curso e eventuais despesas administrativas e de permanência dos próprios estudantes. Portanto, destinando completamente a verba em benefício do nosso projeto de educação popular, sempre visando o retorno aos educandos.

Público-Alvo


Todos os estudantes do Pré-Vestibular Resgate Popular são oriundos das classes populares da região metropolitana de Porto Alegre, todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do Ensino Médio em Instituições Públicas ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Portanto, temos como público-alvo as populações de baixa renda, para as quais, ao longo da história, foi negada a possibilidade de ter uma formação de nível superior. Em vista da nossa luta pela mudança social, pretendemos acolher o maior número possível de educandos mais populares (com menores rendas), os quais mais necessitam de um resgate social.



Bernardo De Carli
Coordenador





“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Paulo Freire